MANUAL DE INSTALAÇÃO

 INSTRUÇÕES GERAIS

PARA QUALQUER PRODUTO GRANDINI

ATENÇÃO: Este manual é “genérico” serve para qualquer produto que a Grandini produz, banheira, SPA ou ofurô , de qualquer medida e modelo, pois qualquer um desses produtos possuem os mesmos componentes como : Tubulações em PVC rígido, jatos, minijatos (se adquiridos), bica/ladrão, válvula de saída, sucção, arejador, etc. PARA EVITAR PROBLEMAS DE GARANTIA, DÊ PREFERÊNCIA PARA INSTALAR COM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO EM INSTALAÇÃO DE BANHEIRAS, SPA E OFURÔ, PEÇA DOCUMENTOS CONFIRMANDO ESSA CONDIÇÃO PROFISSIONAL E DOCUMENTO DE GARANTIA DE SERVIÇO, EVITE CURIOSOS.

As instruções constantes neste manual e nos manuais dos outros equipamentos que o cliente vier a adquirir no mercado para complementar a Banheira/spa/ofurô, são suficientes para que qualquer profissional de hidráulica/elétrica consiga executar a instalação (solicite ao mesmo um termo de garantia do serviço), caso seu profissional não consiga entender estes manuais ou o considere ineficiente, a Grandini sugere que contrate um instalador de banheiras “profissional” especializado em instalação de banheiras, spa e ofurô em sua região, poderemos auxiliá-lo indicando um instalador próximo à sua região ou o cliente poderá encontrar simplesmente fazendo uma pesquisa em sites de busca por “instalador de banheiras”.

As banheiras, spa e ofurô Grandini são produzidas com materiais de alta qualidade, seguem rigorosos controles durante a produção e por apresentarem modelos e formas criteriosamente estudadas permitem longa durabilidade e alta performance. Contudo para que se tenha uma vida útil longa é indispensável seguir corretamente as instruções descritas neste manual.

A GRANDINI não se responsabiliza pela estocagem e manuseio inadequado após a entrega por parte da transportadora, caso o cliente retirar o produto na Grandini essa responsabilidade de transporte é por conta do mesmo, assim como a responsabilidade de instalação corre por conta do executor do serviço “profissional” que em regra geral é obrigado a dar ao cliente garantias do serviço prestado e assistência se necessário.

Os manuais de instalação e termo de garantia de moto-bomba, aquecedor, cromoterapia e outros equipamento opcionais (não fazem parte do produto Grandini) que o cliente vier a adquirir, seguem juntamente com os referidos produtos, sendo assim a responsabilidade pela garantia desses equipamentos é dos respectivos fabricantes.

Para evitar danos após o recebimento do produto, seguir as dicas abaixo :

. Não bater o produto em locais como, paredes, portas, chão , etc

. Não colocar o produto “de boca para baixo” , mesmo estando embalado

. Não deixar em local sem cobertura

. Após instalado , cobrir com plásticos ou lona, até término da obra, para evitar que restos de material de obra caiam sobre e dentro do produto.

. Não sobrepor nenhum tipo de material de construção ou tábuas para fazer como andaime

. Após instalada, não manter com água por mais de 2 dias e após esvaziar , limpar muito bem e cobrir. ( exceto produto que tenha “comprado” com filtro como Spa e Ofurô )

. Não deixar cair dentro, areia ou qualquer tipo de material abrasivo que poderá danificar e riscar o produto e equipamentos, caso ocorra poderá haver perda de garantia.

. Nunca utilizar materiais abrasivos para a limpeza como buchas prossas, palha de aço, etc somente detergente neutro e pano macio.

Não utilizar o produto sem sua completa instalação, apoiando o fundo, bordas e no caso de spa e ofurô também os assentos e cama ( exceto caso o cliente tenha comprado o     suporte auto-portante )

. Outros casos não descritos acima, não impedem que seja feito de forma correta, será considerado também como mau uso.

. Sempre vistoriar o estado do produto durante o andamento da obra para lhe garantir que estão tendo os cuidados necessários ao seu produto.

ATENÇÃO : TESTAR COMPLETAMENTE APÓS A INSTALAÇÃO, INCLUSIVE O ESCOAMENTO DE ÁGUA “LEVANTANDO O ENCOSTO SE NECESSÁRIO”, CASO FAÇA O FECHAMENTO E ACABAMENTO NÃO SERÁ POSSÍVEL RESOLVERMOS SEM QUE O CLIENTE A RETIRE DO LOCAL E RE-COLOQUE POR SUA CONTA.

PREPARO DO LOCAL A SER INSTALADO O PRODUTO

Deverá haver no local :

Contra-piso com resistência ao peso do produto cheio e seus usuários.

Saída para esgoto com tubo de 40mm em qualquer local, considerando 10cm para dentro do limite da área destinada ao produto, ( nunca deve-se deixar esse cano no mesmo ponto de saída da banheira/spa/ofurô e sim a uma distância que fique fácil unir os mesmos , conforme demonstram as fotos abaixo em específico  “a última”)

Uma caixa sifonada de 150mm com saída de 70mm fora da área destinada ao produto.

Um registro ou misturador (quando tiver aquecimento central   “solar ou a gás” ) à 90cm do piso quando o produto for banheira (no caso de SPA ou ofuro a +/- 1,50cm do piso ) , com um ponto de saída dessa água à 30cm do piso. ( conforme fotos abaixo ).

INSTALAÇÃO PADRÃO ( com chumbamento ao piso / caso não tenha comprado o suporte auto-portante )

Fazer as conexões de saída e entrada e ladrão antes do chumbamento da banheira/spa/ofurô, conforme foto e informações abaixo :

Colocar um cotovelo rosca/cola na rosca da válvula de saída do produto (utilizar veda-rosca ) acima explicado foto-1.

Conectar no cotovelo de 40 um tubo de 40mm na medida aproximada e seus desvios para chegar até a saída de esgoto do piso da residência.

Colocar um cotovelo rosca/cola na rosca da válvula de saída do produto (utilizar veda-rosca ) acima explicado foto-1.

Conectar no cotovelo de 40 um tubo de 40mm na medida aproximada e seus desvios para chegar até a saída de esgoto do piso da residência.

DESENHO TÉCNICO EXPLICATIVO REF. AS INSTALAÇÕES HIDRÚLICAS NA BANHEIRA, SPA OU OFURÔ

Delimitar a área referente ao fundo/piso do produto no local destinado a instalação do mesmo.

Assentar tijolos no piso dessa área, deixando vazão o local onde será passada a tubulação de esgoto “cama de tijolos”.

Sobrepor aos tijolos uma massa de cimento, areia grossa e água ( tipo farofa ) por toda essa área   “cama de tijolos”, de forma a assegurar que fique homogênea , reta e sem falhas ( após instalada bater no fundo da banheira para ver se não ficaram partes ocas pois a Grandini não se responsabilizará por tricas caso estiver com partes ocas no fundo caracterizando má instalação ).
Colocar o produto “banheiras-spa-ofurô” sobre a massa, apertando para baixo (foto3.2), retirar o produto da massa e verificar se não ficou sem nenhum espaço sem massa, caso tenha ficado, complete.

ATENÇÃO >> EM SPA E OFURÔ DEVE-SE LEVANTAR TIJOLOS POR BAIXO DE BANCOS E ASSENTOS ATÉ ENCOSTAR E TODOS OS PONTOS POSSÍVEIS. ( VER DESENHO ABAIXO ).

Aplicar uma camada de argamassa sobre a massa de cimento ( farofa  ) e re-colocar o produto no local. ( caso seja SPA ou ofurô , é obrigatório assentar tijolos do piso até os locais de assento e cama para apoio total).

Nivelar de forma que seja facilitado o escamento de água para o ralo.

QUANDO TIVER 2 SUCÇÕES, LIGAR AMBAS ( UNINDO-AS COM UM TEE DE 40MM ) até a sucção da(s) motobomba(s)

QUANDO A BANHEIRA TIVER 2 ENTRADAS PARA OS JATOS ( BANHEIRAS DUPLAS OU SPA OU OFURÔ ) , LIGAR A(S) MOTOBOMBA(S) EM AMBAS, BANHEIRAS INDIVIDUAIS TEM APENAS 1 ENTRADA PARA OS JATOS.

Encher a banheira/spa/ofurô com água e observar se há algum tipo de vazamento ( a Grandini só libera o produto para entrega após rigorosos testes de estaquiedade, caso detectarmos vazamentos a Grandini os corrige, nunca envia produto com vazamentos ) caso tenha vazamentos, certamente foi causado após a saída do mesmo da Grandini e portanto deverá ser resolvido pelo instalador.

Fazer todos os testes de todos os equipamentos instalados e deixar com água por no máximo 02 (dois) dias e esvaziar, limpar e cobrir, como informado anteriormente.

INSTALAÇÃO COM SUPORTE AUTO-PORTANTE

Colocar o produto sobre o piso no local destinado ao mesmo.

Regular os pés de apoio para cima ou para baixo para o nivelamento.

Furar os pés de apoio e o piso em pontos suficientes para a perfeita fixação do produto, se atentar a fixar apenas em locais de acesso posterior, caso algum dia queira retira-lo.

Colocar bucha adequada para o piso.

Parafusar os referido pés ao piso.

Proceder com as outras instalações hidráulicas acima citadas e outras dos seus equipamentos conforme acima descrito.

Obs.Geral : Em qualquer uma das formas de instalação acima, sempre apoiar por baixo das bordas com paredes de tijolos ( como acima informado ), deck de madeira ou outro material resistente de acordo com seu projeto.

ATENÇÃO >> INDEPENDENTEMENTE DA FORMA QUE O PRODUTO FOR FABRICADO ( COM OU SEM SUPORTE AUTO-PORTANTE ) AS PAREDES DE FECHAMENTO E ACABAMENTO SOMENTE PODERÃO SER FEITAS APÓS A COMPLETA INSTALAÇÃO DA BANHEIRA, SEUS TESTES E NIVELAMENTO, CASO NÃO SEJA FEITO DESSA FORMA A GARANTIA ESTARÁ SUPENSA POR NÃO SEGUIR O MANUAL DE INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES ACIMA INFORMADAS.