Gel-Coat X Acrilico

DIFERENÇAS PRINCIPAIS ENTRE BANHEIRAS EM GEL-COAT+FIBRA DE VIDRO EM RELAÇÃO AO ACRÍLICO+FIBRA DE VIDRO

(ambas tem fibra de vidro em sua composição, o que difere é a camada superior “branca ou outra cor”   isso é o mesmo para qualquer marca de banheira)

CASOS Gel-coat ( tipo sanitário )com proteção U.V.+ fibra de vidro Acrílico ( tipo sanitário )com proteção U.V.+ fibra de vidro
A VERIFICAR Verificar se o fabricante aplica uma boa Camada de Gel-Coat “tinta” , se tiver pouca camada, poderá haver falhas de gel, deixando a fibra aparecendo e quando necessitar de manutenção (conserto), não haverá camada suficiente para o lixamento e polimento. Verificar se o fabricante utiliza chapa totalmente de acrílico , alguns usam chapa de ABS com apenas uma película de acrilico que poderá se desprender.
USO INTERNO E EXTERNO  ( CONTÉM ADITIVO PROTEÇÃO U.V. ) Sim Sim
LIXAR E POLIR PARA RETIRADA DE RISCOS SUPERFICIAIS NÃO PROFUNDOS Sim Sim
LIXAR E POLIR PARA RETIRADA DE MANCHAS CAUSADAS POR PRODUTOS QUÍMICOS E OUTROS CASOS Sim Sim
REPINTURA EM CASOS EXTREMOS QUE OS PROCEDIMENTOS ACIMA NÃO RESOLVEREM OU QUANDO QUEBRAR OU TRINCAR E PRECIZAR FAZER EMENDAS. Sim Não >> (ver foto abaixo)
REFAZER LOCAIS QUE SOFRERAM DANOS SÉRIOS COMO TRINCAS, FUROS, QUEBRA, ETC Sim, podendo até lixar inteira e polir para voltar ao estado inicial e até mesmo pintar inteira, assim como é feito em carros como Pulma, Troller, Lamborguini, Ferrari ( antigas ), lanchas, iates, jet-sky denre outros Raramente conserta-se, na maioria dos casos dá perda total do casco, e se houver conserto poderá apresentar defeitos futuramente, profissionais que consertão não dão garantia do serviço.
LIMPEZA ( COM DETERGENTE NEUTRO E PANO MACIO ) Sim Sim
LIMPEZA ( COM THINNER , “CASO SE LIMPAR DETERGENTE E POLIR NÃO RESOLVER” ) Sim Não
POLIMENTO COM MASSA Nº 2 E CERA “AMBOS UTILIZADOS EM VEÍCULOS” Sim Sim
RETENÇÃO E ACUMULO DE SUJEIRA SOBRE A SUPERFÍCIE “BRANCA” ( oleosidade da pele, produtos utilizados durante o uso, etc ) Tem probabilidade, manter sempre limpa com detergente neutro após o uso, evite deixar pra depois e assim acumular sujeira. Tem probabilidade, manter sempre limpa com detergente neutro após o uso, evite deixar pra depois e assim acumular sujeira.

                                                                                                     ATENÇÃO

AMBOS possuem proteção UV ( ultra violeta ) em sua composição, que dá maior resistência e durabilidade ao sol, porém nada resiste eternamente aos efeitos naturais como as agreções causadas pelo sol, poluição, etc. Temos como exemplo os carros que ficam diariamente expostos ao sol, chuva, sereno, poluição, etc. INDICAMOS O USO DE CAPA PROTETORA.

Muitas empresas informam que oferecem 10 anos de garantia, porém se lerem as minusculas letras logo abaixo, verificará que é só sobre o ” brilho superficial do acrílico “, no restante a garantia é só de 1 ano, então se deixar dentro da caixa por 10 anos a garantia cobre, se usar, com certeza vai riscar, sujar,  ou se usar material agressivo como bucha scott bryte, palha de aço “brombril”, etc , a garantia não cobrirá por se tratar de “mau uso” e ainda terá que pagar a visita do técnico da fábrica.

EXEMPLO :

Essa Spa “em gel-coat” quebrou quando o cliente estava transportando e por ser em “gel-coat” foi consertada e ficou como antes, se fosse em acrilico daria “perda total” pois acrilico é plástico.

Essa Spa "em gel-coat" quebrou quando o cliente estava transportando e por ser em "gel-coat" foi consertada e ficou como nova, se fosse em acrilico daria "perda total"

Abaixo, relato de uma pessoa que reclamou de banheira de acrílico ( de outro fabricante ) no reclameaqui ( teve que comprar outra porque não dá conserto )

TRINCA NA BANHEIRA EM ACRÍLICO !!!

Comprei a Banheira em Acrílico…, veio bem embalada, quando desembrulhei havia uma rachadura na parede da banheira, uma rachadura de um palmo. Nao poderia ser a transportadora que danificou, pois nao tinha como ser batido, nao era na borda e sim na parede bem protegida pelo plastico bolha.

A fibra que fica atras da banheira, para sustentar o acrílico, tinha um degrau, ou seja a rachadura já estava na banheira antes de passar a fibra e passaram em cima.

Tive de comprar outra para a obra nao parar. Estou com essa banheira jogada em meu quintal e os técnicos dizem que nao tem como consertar Acrílico, se fosse de fibra sim ficaria perfeito.